segunda-feira, 22 de março de 2010

(2010/004) Plataforma LATTES


1. Caras e caros colegas, e, por extensão, caros e caras estudantes. O MEC, na figura do CNPq, mantém banco de curriculum de todos os pesquisadores, professores, estudantes, técnicos e mais que o valha em sua PLATAFORMA LATTES. Todo professor universitário deve ter seu LATTES, e, além disso, deve ter por rotina mantê-lo atualizado. Na prática, cada "evento" acadêmico deve ser alimentado no sistema: participação em eventos, em bancas, conclusão de cursos de qualquer natureza, publicação de ensaios, artigos, livros, apresentação de palestras, conferências, participação em programas de rádio e TV, ou seja, tudo quanto o profissional - e o estudante - fizer no âmbito profissional/cultural.

2. No caso dos professores, é uma correria danada, em época de avaliação do MEC, porque o hábito de manter o LATTES atualizado ainda não fez pousada em todos nós. O pessoal da área de Bíblia já está mais escolado. Logo atrás vem o pessoal de Teologia. Ambos, quase mantém irrepreensivelmente em dia seus currículos. Na terceira posição, o pessoal das Ciências Humanas. E, na rabeira, vejam vocês!, o pessoal da pastoral. Esse é, na média, o ranking dos LATTES melhor atualizados (tendo por base o Curso de Bacharel em Teologia - como se comportará o Curso de Licenciatura em Pedagogia e o de Licenciatura em Música?). Quem sabe a gente não consegue inverter essa corrida, ah?

3. E vocês, alunos, criem seus currículos na PLATAFORMA LATTES. Até para imprimirem um currículo, depois, fica muito mais fácil e padronizado. E, se têm pretensões no campo dos estudos, se ambicionam mestrado e doutorado, é hora de começar a engraxar as engrenagens.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

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