terça-feira, 6 de abril de 2010

(2010/060) 102 - uma analogia cosmogônica


1. O Seminário tem 102 anos. 102. É o número de um salmo curioso. "Brinquei" muito com ele, em minha tese. É um salmo que deixa tão tortos os tradutores, que eles ficam perdidos. Grosso modo, entre oss v. 12-22 (ele é compósito), fala-se da reconstrução de Jerusalém, e diz-se que é quando Jerusalém fosse reconstruída que o povo seria "criado" - sim, "criado", o mesmo verbo de Gn 1,1 - é provável que estejamos lendo errado essas passagens de bara' há séculos. Seja como for, não é curioso que o Sl 102 fale da reconstrução de Jerusalém e da conseqüente criação do povo, e que justamente nos 102 anos no Seminário, tenha chegado a hora de ele ser reconstruído e de ser "criado" "o povo" da Colina? Nossa situação não chega a ser tão literal quanto a de Jerusalém, à época literalmente destruída, mas, em termos econômicos, em termos psicológicos, em termos institucionais, estamos como que desmoronados. Mas, como no Sl 102, nos 102 anos dessa Casa, chegou a hora de reconstruir e criar. Como no Sl 102, como o salmista, convém-nos declarar que "é hora de teres piedade das pedras de Jerusalém"...

2. Estamos juntos?


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

5 comentários:

  1. Bem, é chegado o momento. Estarei orando e creio que isto faz parte da restauração. Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia.

    ResponderExcluir
  2. Parafraseando Ageu, que possemos considerar o nosso passado e fazer, juntos e de fato, a glória da segunda casa maior do que a primeira.

    ResponderExcluir
  3. Demais estas palavras! Com certeza, estamos!

    ResponderExcluir