segunda-feira, 19 de abril de 2010

(2010/098) Da função da MONOGRAFIA - um viés universitário


1. Coordinatum não será propriamente fórum de debates sobre Pesquisa, conquanto a Coordenação possa servir-se da plataforma para pronunciamentos institucionais e (quase-)pessoais. Provocado pela Profª Lília, em comentário apenso a postagem anterior, gostaria de, por exemplo, transcrever essa muito claríssima descrição da FUNÇÃO DA MONOGRAFIA, o que faço com dois objetivos: a) assentar que a posição da Coordenação, já deixada clara, quanto à função da Monografia, encontra respaldo universitário, e b) "provocar" reflexões na direção das discussões que se produzirão em torno do tema PESQUISA na Colina.

2. Eis a transcrição:

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS - PETCIS

MONOGRAFIA:
ORIENTAÇÕES BÁSICAS


2. Função da Monografia

1. Uma monografia bem construída treina para o manejo do pensamento e da língua; ela cria uma mentalidade científica, coisa da qual carecemos muito, já que encontramos, mesmo dentro da universidade, uma boa dose de “pensamento mágico”. A monografia, bem conduzida, é uma excelente atividade de iniciação científica. Qual deve ser o alcance científico de uma monografia de graduação? Ela tem que conter uma boa dose de originalidade? Claro que não. Ela é mais um treino para a atividade científica, aqui entendida como exercício do pensamento lógico e da argumentação racional, necessária ao bom exercício de toda e qualquer profissão, do que criação original. Mas ela deve ser direcionada para a resolução de um problema, teórico ou prático. O pensamento deve ser sempre aplicado. Como construí-la? Com rigor e método, respondo eu. Deve-se dar prioridade a assuntos locais, isto é, ao elenco de problemas locais carecedores de solução. Há mil problemas sociológicos ao nosso redor precisando serem compreendidos por nós. Que se escolha um deles e que nos debrucemos sobre ele, procurando entendê-lo. Se fizermos isso com rigor, com seriedade científica, estaremos cumprindo com nosso papel de estudantes de nível superior.

2. Em síntese, em que consiste uma monografia? No levantamento de um problema e no desenvolvimento de uma boa argumentação para explicá-lo.

3. A monografia é resultado de uma pesquisa. Daí a necessidade de saber se mover nesse campo.
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3. Não se trata de uma "determinação" ou de palavra final. Provavelmente, nem mesmo de uma única funcionalização teórica para TCC. Será o caso de estudarmos outras funções teóricas, e decidirmos. A questão está aberta para discussão, e o será, formalmente, no contexto do GT. Os comentários estão liberados.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Cordenação Geral Acadêmica

3 comentários:

  1. Gostei do texto que você postou, principalmente porque ele não restringe a pesquisa monográfica à questão bibliográfica e fala também assim:
    "Há mil problemas sociológicos ao nosso redor precisando serem compreendidos por nós. Que se escolha um deles e que nos debrucemos sobre ele, procurando entendê-lo. Se fizermos isso com rigor, com seriedade científica, estaremos cumprindo com nosso papel de estudantes de nível superior."

    Isso aí!
    Por isso adoro a pesquisa de campo! :-D
    E a defenderei até a morte!

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  2. Só não deixe de perceber que lá é curso de CIÊNCIAS SOCIAIS, e eles ensinam a fazer PESQUISA DE CAMPO, o que não é nosso caso. À luz dessa observação, todo o restante do texto se torna ainda mais relevante, mas você só "gostou" do aproveitável, mas "aproveitável" sem os senões pertinentes, né? Heheheh...

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  3. claro que não, veja o outro post do outro tópico hehehe
    só fui utilitarista com seu texto, kkk!

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