sexta-feira, 14 de maio de 2010

(2010/140) Dos discípulos de Emaús


1. No meu modo de entender, o objetivo de Lucas é afirmar que as testemunhas oculares do Cristo e nada era a mesma coisa, porque nenhuma das testemunhas oculares teria entendido coisa alguma, senão após Pentecostes, isto é, após a "descida do Espírito Santo". Aí, até pedro, o negador, com o Espírito Santo, se torna um superpregador... E, cá entre nós, Lucas "sabe" que, se o assunto é o Espírito Santo, então ninguém é páreo para seu "guru" - Paulo. Leio, então, Lucas e Atos como defesas programáticas da herança do ministério paulino. É que Paulo não fora testemunha ocular, e isso custara-lhe algum desprezo, decerto...

2. Mas escrevo para dizer que, considerando-se as personagens em si, eu entendo profundamente os discípulos de Emaús, que descem, desanimados, a colina de Jerusalém, em direção ao vale. Vão com ar de quem não tem esperança, vão cansados, vão frustrados. Eles dizem que esperavam, que esperaram, e que, esperando, frustram-se todas as suas expectativas, porque aquele a quem e de quem esperaram, jazia, agora, morto. Interrompida a história aí, não há como recriminá-los, e só o fazemos, porque sabemos o final da história.

3. Esperar é bom, ainda que demore, quando a esperança não é frustrada. A que altura da estrada, entre o cume e o vale, será que estamos agora? Estará próxima a hora do estranho se aproximar? Será ali, naquela curva, à frente?


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

  1. Osvaldo,
    Esta é a maneira mais metafórica e bela de representar nossa realidade atual. Você consegue falar dela com uma beleza bíblica impressionante! Será que nós, a Colina, merecemos você, Osvaldo? Fico muito, muito orgulhosa de ser sua aluna e amiga!
    Celeste.

    ResponderExcluir
  2. Passei doze minutos e dez segundos buscando uma maneira de descrever e comentar este blog. Estou sem palavras até agora! Então, acho que fico por aqui. Mas tenha certeza de que o impacto é extremamente positivo e desejo de poder caminhar e apoiar sua caminhada dessa maneira conosco!!!
    Thiago Rosendo

    ResponderExcluir