terça-feira, 23 de março de 2010

(2010/006) Transparência tem dois lados


1. Caras professoras, caros professores, caras alunas, caros alunos, colegas. Lidar com transparência tem sempre dois lados - o de cá e o de lá. Enquanto nossa relação for transparecente e honesta, está tudo bem. Vamos, então, esclarecer uma questão - a "equipe" da Coordenação Geral Acadêmica.

2. Primeiro ponto, fundamental: são três turnos. Isso significa que os cursos ficam abertos das oito da manhã às vinte e duas e trinta da noite. Isso dá 15 horas diretas de expediente. Matemática simples, bem básica, que, enquanto Físico, Py pode fazer pra nós: dois expedientes de oito horas. Alguém quer um dos turnos sem atendimento nem representação da Coordenção? Nem eu...

3. Segundo ponto: são dois prédios para os três cursos. Isso dá uma dor de cabeça, para administrar, se você quer uma só Cordenação com controle de todas as operações.

4. Terceiro ponto: temos de fazer as coisas com um mínimo de seriedade. Máquina enxuta não é máquina ineficiente.

5. Assumidos os pontos acima, considere-se o seguinte: a) necessidade de Orientação Pedagógica - responsável por todas as rotinas relacionadas à aplicação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos cursos, em classe: avaliação discente, docente, institucional. Hoje, isso simplesmente não existe (existe uma tentativa disso em Pedagogia, mas nem lá funciona adequadamente, porque Mere lá é tudo e todos - a assessoria pedagógica só pode dedicar-se a, acreditem... assessoria pedagógica!); b) Assessoria Técnica em Música - nem vou discutir isso (coordenar um curso de Música sem tocar flauta doce... tem que ter uma assessoria técnica, assim como a Direção Geral precisa de uma Coordenação acadêmica); c) Assistência à Coordenação - a coordenação não pode se dedicar ao atendimento das questões mais complexas do corpo discente e discente, operacionalmente falando. A função da Coordenação é... coordenar. O operacional precisa ser feito por alguém, e não é pela assessoria pedagógica. Isso deve ser realizado por pessoa responsável, treinada, do tipo Elysa e Luciana; d) finalmente, atendimento, suporte a professores e alunos, atendimento telefônico, coisas do dia a dia.

6. Fosse um único turno, essa estrutura corresponderia a:

Coordenador
Assessoria Pedagógica
Assessoria Técnica em Música
Assistente
Atendente

7. Como são dois turnos, tem de ser:

Coordenador
Assessoria Pedagógica
Assessoria Técnica em Música
Asssitente manhá/tarde
Asssitente tarde/noite
Atendente manhã/tarde
Atendente tarde/noite

8. Um exemplo: sexta-feira passada. Porque o investi na ajuda à Mere, durante a semana de avaliação do MEC, e ele trabalhou o dobro do seu horário, dispensei o Leanderson. Elysa estaria na Casa, tudo bem... Estaria: cismou de ficar doente justo na sexta... Bem, eu estava aqui, desde as sete e meia da manhã, logo, não deu problema. Mas imaginem se a Coordenação não está, não tem Leanderson, não tem Elysa... Existe isso? Não sob a minha administração. Quero estar onde eu estiver, sabendo, tendo certeza, que a Colina está sendo bem cuidada... por minha equipe.

9 Estou "viajando"? Fosse a escola minha, nem estava discudindo o óbvio. Mas como se trata de órgão da CBB, exponho-me à satisfação pública, sem constrangimentos. Eventualmente, alguma sugestão poderia ser acatada no sentido de uma proposta de configuração alternativa, desde que ela não se interponha aos critérios de qualidade que, quer-me parecer, são inegociáveis. Imaginar professores e alunos dirigindo-se à Coordenação Geral Acadêmica, em horário em que eu não esteja - porque não estarei full time na Colina! - e não haja atendimento e/ou assessoria disponível é, para meus termos de exigência profissional, incabível. E, já que se trata de um Seminário - isso é pecado... Mais um, dos nossos tantos?

10. Todavia, insisto: estou operário, a cargo de prestar literalmente serviço de qualidade ao público da Colina (ainda estou longe disso!). Não é para outro fim que a equipe se destina. Equipe essa da qual ainda não se dispõe apenas de um integrante.

A serviço da Colina, a serviço das pessoas da Colina,

Osvaldo Luiz Ribeiro
Coordenação Geral Acadêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário