sábado, 27 de março de 2010

(2010/035) Quando você esquece o que aprendeu


1. De ontem pra hoje, descumpri regras importantes da gestão, regras que aprendi há muito tempo, e que julgava tê-las aprendido o suficiente para não as infringir.

2. A primeira: não raciocinar com base em informações que você não tenha checado pessoalmente. Pois fiz isso. E sei por que o fiz, e a causa é a segunda regra.

3. A segunda regra é: não raciocinar, se você estiver super-excitado, seja super-alegre, seja super-triste. Ah, e ontem eu estava como quem tomara 100 latas de Red Bull. Acho que todos os meus psicotrópicos naturais foram injetados no meu córtex. Eu devia ter ido dormir, em lugar de ter trabalhado. Mas estava super-excitado... A última vez em que me deixei ficar assim foi uma tragédia...

4. Moral da história: acho que a margem de operação que eu julgava ter é muito, muito menor do que imaginei. 75% de todo meu ânimo arrefeceu. Bom, por um lado: não corro risco de super-excitação por excesso de alegria. Mal, por outro lado, porque corro risco de super-excitação por excesso de tirsteza.

5. Agora é tarde, Inês é morta. Na segunda, abrir a folha de pagamento item por item e ver onde posso, como Coordenador, economizar. Tenho uma ação concreta, fácil, que me economizaria algo equivalente a 25% da folha de Teologia. Ações provisórias e postergatórias, que economizariam um valor mais significativo, mas apenas adiando um problema, em Música. E uma ação, que depende da viabilidade legal, que proporcionaria uma economia máxima de 33% da folha inteira de professores.

6. Bem, como uma das pernas da assessoria da Direção, não está tão ruim. Mas não sei se é o suficiente, e isso está me deixando ansioso demais. Talvez, se eu estivesse na formatura de Música, ouvindo Celeste e cantando... Parabéns, meninas e meninos! Parabéns!

7. Vou ver se arrumo um jeito de des-excitar-me, se não não consigo dormir. E está um calor infernal aqui em Mesquita. Ventilador e nada é a mesma coisa...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenador Geral Acadêmico

2 comentários:

  1. Força, Mestre! Saúde! Sabedoria!...

    ...e um pouco mais de paciência...

    http://letras.terra.com.br/lenine/47001/

    Abraços,
    Elias Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Osvaldo, caro amigo, acabei agora, 1:38 Am de sábado de ler todo, absolutamente todo, o blog Coordinatum, logo após atualizar minhas leituras de Peroratio e a produção de perquirese. Meu irmão, não deixe que a ansiedade lhe consuma as entranhas, relaxe...
    Quer uma dica? Chame Bel e os meninos para a varanda (certamente estará mais fresca) e conte histórias da família, de como conheceu Bel, de como os meninos nasceram, de como foi até hoje a vida de vocês e deixe-os contar também...
    Sempre, pelo menos uma vez por semana, meu pai fazia o mesmo lá em casa, inclusive com albuns de fotos da família, era revigorante, nos colocava de novo onde sempre deveríamos estar, no seio dos nossos amados...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir