terça-feira, 30 de março de 2010

(2010/040) Metas do Conselho da CBB para a Colina


1. Caros amigos, caríssimas amigas. Depois de uma segunda-feira pesadíssima como a de ontem, ainda há informações ainda mais concretas a serem fornecidas à Comunidade da Colina. É que ontem, as informações se deram no campo mais geral da situação - basicamente, as metas estabelecidas pelo Conselho da CBB. Hoje, a Coordenação começou uma série de reuniões com TODOS os estudantes de TODOS os turnos, franqueada aos professores presentes, para apresentação das linhas de solução até aqui planejadas. Isso será objeto de outra postagem.

2. Aqui, interessa pontuar as metas que recebemos, e que dizem respeito diretamente à Coordenação Geral Acadêmica. Ei-las:

A) alcançar equilíbrio econômico-financeiro entre receitas e despesas - nada mais óbvio. É verdade que é para isso que estávamos trabalhando, e as propostas apresentadas pelo Diretor Geral tinham por objetivo exatamente isso, o que se alcançaria por dois caminhos: resolução da dívida e ações programáticas de aumento de receitas. O Conselho entendeu, e a Coordenação não está em posição de discutir, que devemos alcançar o equilíbrio apenas com a assunção da dívida por parte da CBB. No entanto, a assunção da dívida pela CBB, na forma de antecipação de recursos que advirão da venda de parte da propriedade, termina por "revelar" o desencontro cru e cruel entre receitas e despesas do Seminário - segundo informações da Tesouraria, hoje, um descompasso da ordem de R$ 107.000,00, já descontados os encargos da dívida, quando e se assumida e assumidos pela CBB. Com uma folha de pagamento da ordem de R$ 159.000,00, sem contar encargos e obrigações sociais, para não falar das despesas de manutenção e custeio, o corte necessário, agora, sem sursis, para o alcance do equilíbrio é muito, muito grande. Estamos determinados, o Diretor e o Coordenador, bem como todo o staff da Direção, a encontrar o equilíbrio. No que depender das ações de gestão da Direção e da Coordenação, a meta será cumprida, o equilíbrio será encontrado. Nosso esforço é fazê-lo de modo o mais humano possível. Como herdeiros da situação, já pesa sobre os ombros da comunidade o peso de ver sobre si uma situação tão vexatória e grave. Que não lhe recaia, ainda, os atos desumanos de uma gestão unicamente voltada para números. Sim, os números serão alcançados - não há remédio: mas as pessoas precisam ser sopesadas. E, no limite do impossível, o serão.

B) redução de 30% das despesas, com ênfase no desligamento de professores. Bem, o regime absolutamente horista dos contratos de trabalho da FABAT tornam inócuas, do ponto de vista da economia financeira, qualquer demissão. Inútil, porque as disciplinas que o professor demitido ministrava ainda terão de ser ministradas por outro, igualmente remunerdado. No entanto, a oportunidade conspira a favor da mudança de regime de contratação, e, nesse sentido, há possibilidades de negociação, que, dadas as condições estabelecidas, concorrerão para o alcance de parte do ajuste da meta A. Quanto aos 30%, sozinhos, eles não são suficientes para o equilíbrio econômico-financeiro da Instituição. O desequilíbrio orbita em dígitos acima dos 30%, de modo que, alcançado o equilíbrio (meta A), a meta de 30% está alcançada.

C) inadimplência zero em agosto de 2010 - que eu chamo de meta-Guinness, porque, se a FABAT alcançar inadimplência zero em agosto, não terá sido a primeira Faculdade do mundo a consegui-lo, não: ela terá é sido a primeira organização do mundo a consegui-lo, considerada aí qualquer instituição que sobreviva de contribuições mensais ou mensalidades. Nenhuma Igreja tem "inadimplência" zero. Tem? A Ordem dos Pastores não tem "inadimplência" zero. Tem? Nem a própria CBB, no que diz respeito ao Plano Cooperativo, têm inadimplência zero. Desconfio que nem a Maçonaria! Se "crentes" e "pastores" e "igrejas" e "convenções" e "ordens" não alcançam inadimplência zero, exigi-lo dos estudantes da Colina e da própria Colina, com todo respeito, é pretender uma realidade diferente da realidade. No entanto, a meta não está em discussão, e não serei eu a discuti-la. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. E eu tenho juízo. Sendo assim - inadimplência zero em agosto, sem discussão, e o Guinness que se prepare... Aqui a Coordenação só pode apelar para a comunidade discente, bem como para as igrejas mantenedoras. A Direção empreenderá esforços no sentido de abrir frentes de solução para essa hiper-ultra-mega-power meta...

D) não abrir novas turma de Pedagogia - a médio e longo prazo, isso implica em fechamento do curso - a menos que a questão seja revista, mais à frente. A FABAT já não havia aberto turma de Pedagogia em 2010.1. Acatará a determinação do Conselho: não serão abertas novas turmas de Pedagogia até determinação em contrário. Para os alunos em curso, não há qualquer razão para preocupações quanto às garantias da integralização dos compromissos da FABAT. Cada estudante será levado até à conclusão legal de seu curso.

E) não encaminhar novas proposições ao MEC - também o faremos. Não há novas proposições da parte da FABAT. Cabe à Faculdade, doravante, tão somente atender às demandas processuais e legais que o MEC indicar, pressupostas nas ações anteriores de Credenciamento e Autorização: o processo, daí em diante, segue o rito do Ministério, independente de nossa demanda. A seu pedido, acabou-se de alimentar o Sistema e-MEC com as informações solicitadas pelo Ministério, e, quando da homologação das mesmas, o Sistema informou que, a partir da homologação dos dados por parte da Faculdade, o que foi feito, a mesma declara-se preparada para a valiação in loco, o que deve acontecer em breve. Para isso lutamos até agora.

3. Pois bem, são metas pesadas. Não se trata, aqui, de discuti-las, nem vou. Trata-se de dar uma satisfação à comunidade acadêmica da Colina, e registrar o empenho da Coordenação Geral Acadêmica em não econimizar esforços para alcançar cada uma e a totalidade delas.

4. Fiquem atentos. Muitas decisões serão tomadas. Mantenha-se informado. Consulte constantemente o blog. As informações oficiais, de responsabilidade da Coordenação, estão disponíveis, ou aqui, ou pessoalmente.

Irmanalmente,

OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

Um comentário:

  1. Sr. Coordenador,
    Entre as muitas sugestões que alunos como eu, tem passado ao Sr. envio mais esta:
    Existe na casa empresários e me parece que existe um do ramo de conservação e limpeza, talvez na ingrata incumbência de demitir funcionários, poderia existir uma parceria durante a crise para que este serviço fosse realizado sem ônus a instituição, e após faria-se um contrato de forma que este dispêndio seja inferior o que lhe hoje é custeado pelo seminário.

    ResponderExcluir