1. Bem, apesar dos dois dias de paralisação do Seminário, por causa das chuvas, consegui entrevistar quase que a totalidade dos professores e das professoras dos três cursos. Tendo por base a Folha de Pagamento, faltou consultar apenas duas professoras de Pedagogia e três de Música. Mere e Luciana tentarão fechar a lista para mim, agora à tarde e, se conseguirem, terei "dado conta do recado". Não, não foi, nem de longe, um recado fácil. Os sentimentos são ambíguos, porque, ao mesmo tempo que você sabe que é a coisa certa a ser feita, você está lidando com a ansiedade de pessoas em carne e osso. Recuso-me a reduzir o processo a uma escolha numa lista. Nossa justiça tem de ser maior do que a dos "fariseus" - alguém parece ter dito isso há alguns séculos... Contudo, o que tem de ser feito tem de ser feito. E será.
2. O resultado, agora, é o mapeamento completo das possibilidades de migração do corpo docente para o regime de dedicação. Será uma conta dificílima de fazer fechar. Não há jeitinho. Não há como pensar em "atividades" extra-classes. O que conta, de fato, nessa conta, são as horas-aulas em classe. É nisso a que se reduz a aritmética dolorosa dessa conta. E eis, em síntese, o que deverá ser feito.
3. Será dada absoluta prioridade a professores que podem migrar para regime de 40 horas. O regime de 20 horas não antende a necessidade de reduação drástica - entre 40 e 50% - da Folha de Pagamento. Assim, a primeira opção é realocar as disciplinas para os professores que permanecerão, agora sob regime de 40 horas. Na seqüência, serão alocados as excepcionalidades - professores que, por várias razões, só podem ser contratados por 20 horas. Não serão a maioria. Finalmente, exceção das exceções, professores que deverão permanecer com contrato de regime horista - contados nos dedos da mão.
4. Quando essa decisão tiver sido mapeada e tomada, a redução da Folha será significativa. A Coordenação já dispõe da relação consolidada dos créditos oferecidos - obrigatórios e eletivos - dos três cursos, em todas as modalidades e turnos. A próxima etapa é dupla: decidir quais professores permanecerão e, um a um, ir "loteando" os créditos, até que todos eles tenham sido assumidos pelo menor número possível de professores. Estou muito ansioso para chegar ao final do processo, fazer os cálculos definitivos e enxergar o resultado. Se tudo estiver corretamente calculado, quando terminarmos, teremos, pela primeira vez em anos, talvez muitos, muitos anos, atingido finalmente o equilíbrio financeiro, e passaremos a viver com nossas própias pernas, sem empréstimos bancários, sem socorros à Denominação. Será uma vitória enorme, ainda que não seja essa vitória a saída ideal e definitiva. Longe disso. Como passos incontornáveis, restará recuperar o número de alunos - precisamos de mais 200 alunos para uma situação confortável - e retornar ao nível de alocação de créditos docentes em sala de aula. Mesmo com a "vitória", permanecerá um gosto amargo de peso sobre nossos ombros, o que não nos permitirá descansar, talvez, por um período entre um e dois anos.
5. Quero agradecer seriamente à postura de meus colegas. Foram - todas, sem exceção - entrevistas amigáveis, ainda que a sombra da demissão pairasse sobre nossas cabeças o tempo todo. Agradeço, meus colegas, por sua nobreza. Também gostaria de deixar registrado que não me engano. Não assumi a tarefa de fazer o que deve ser feito na ilusão de que, desse modo, me perpetuo na função. Assim como não movi um grama de pó para assumir a Coordenação, não moverei meio grama para manter-me no cargo - salvo dedicar-me com seriedade e responsabilidade. O que quer que eu faça, faço-o, contudo, como cumprimento de dever, seguindo um bom e velho conselho bíblico, de tudo fazer conforme toda a nossa força... E o faço. Se, amanhã eu vier a ser dispensado, não será isso razão para amaldiçoar minha dedicação nesse momento. Cada centavo que meu trabalho faz por merecer põe termo a esse mesmo trabalho e merecimento. Ninguém me deve nada, nem eu, a ninguém, exceto o amor mútuo - mas esse, bem, se a vida ainda é a mesma que há dois mil anos, esse, das duas uma, ou é de graça, ou não tem preço.
OSVALDO LUIZ RBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica
PS. Luciana conseguiu contato com as três professoras de Música. Beleza! Ficam faltando apenas duas professoras de Pedagogia.
2. O resultado, agora, é o mapeamento completo das possibilidades de migração do corpo docente para o regime de dedicação. Será uma conta dificílima de fazer fechar. Não há jeitinho. Não há como pensar em "atividades" extra-classes. O que conta, de fato, nessa conta, são as horas-aulas em classe. É nisso a que se reduz a aritmética dolorosa dessa conta. E eis, em síntese, o que deverá ser feito.
3. Será dada absoluta prioridade a professores que podem migrar para regime de 40 horas. O regime de 20 horas não antende a necessidade de reduação drástica - entre 40 e 50% - da Folha de Pagamento. Assim, a primeira opção é realocar as disciplinas para os professores que permanecerão, agora sob regime de 40 horas. Na seqüência, serão alocados as excepcionalidades - professores que, por várias razões, só podem ser contratados por 20 horas. Não serão a maioria. Finalmente, exceção das exceções, professores que deverão permanecer com contrato de regime horista - contados nos dedos da mão.
4. Quando essa decisão tiver sido mapeada e tomada, a redução da Folha será significativa. A Coordenação já dispõe da relação consolidada dos créditos oferecidos - obrigatórios e eletivos - dos três cursos, em todas as modalidades e turnos. A próxima etapa é dupla: decidir quais professores permanecerão e, um a um, ir "loteando" os créditos, até que todos eles tenham sido assumidos pelo menor número possível de professores. Estou muito ansioso para chegar ao final do processo, fazer os cálculos definitivos e enxergar o resultado. Se tudo estiver corretamente calculado, quando terminarmos, teremos, pela primeira vez em anos, talvez muitos, muitos anos, atingido finalmente o equilíbrio financeiro, e passaremos a viver com nossas própias pernas, sem empréstimos bancários, sem socorros à Denominação. Será uma vitória enorme, ainda que não seja essa vitória a saída ideal e definitiva. Longe disso. Como passos incontornáveis, restará recuperar o número de alunos - precisamos de mais 200 alunos para uma situação confortável - e retornar ao nível de alocação de créditos docentes em sala de aula. Mesmo com a "vitória", permanecerá um gosto amargo de peso sobre nossos ombros, o que não nos permitirá descansar, talvez, por um período entre um e dois anos.
5. Quero agradecer seriamente à postura de meus colegas. Foram - todas, sem exceção - entrevistas amigáveis, ainda que a sombra da demissão pairasse sobre nossas cabeças o tempo todo. Agradeço, meus colegas, por sua nobreza. Também gostaria de deixar registrado que não me engano. Não assumi a tarefa de fazer o que deve ser feito na ilusão de que, desse modo, me perpetuo na função. Assim como não movi um grama de pó para assumir a Coordenação, não moverei meio grama para manter-me no cargo - salvo dedicar-me com seriedade e responsabilidade. O que quer que eu faça, faço-o, contudo, como cumprimento de dever, seguindo um bom e velho conselho bíblico, de tudo fazer conforme toda a nossa força... E o faço. Se, amanhã eu vier a ser dispensado, não será isso razão para amaldiçoar minha dedicação nesse momento. Cada centavo que meu trabalho faz por merecer põe termo a esse mesmo trabalho e merecimento. Ninguém me deve nada, nem eu, a ninguém, exceto o amor mútuo - mas esse, bem, se a vida ainda é a mesma que há dois mil anos, esse, das duas uma, ou é de graça, ou não tem preço.
OSVALDO LUIZ RBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica
PS. Luciana conseguiu contato com as três professoras de Música. Beleza! Ficam faltando apenas duas professoras de Pedagogia.
Sem demagogia, penso não haver pessoa melhor do que você para estar onde você está hoje. Deus continue a lhe visitar, dando-lhe sabedoria em suas decisões.
ResponderExcluirTá é tentando limpar sua barra, depois daquela avacalhação com o debate teológico... Te pego é na curva, rapaz, hahahah...
ResponderExcluirconcordo sobre os que foi falado, principalmente sobre o amor mútuo. ou é de graça ou não tem preço. perspectiva correta sobre a coisa toda.
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