sábado, 24 de abril de 2010

(2010/109) As coisas não devem estar mesmo boas


1. Porque, quando estão boas, o tempo parece voar, mas, quando estão rins, ou, ao menos, quando as percebemos como ruins, o tempo parece arrastar-se. E o tempo não anda, não é mesmo? Os dias estão longos, as noites, intermináveis, as semanas, sem fim... A folhinha regurgita os dias, e não avança... Vamos como aquela propalada calmaria atlântica...

2. Todavia, eu não acredito, não mesmo, no fechamento do Seminário. Não está em minhas mãos a decisão, mas eu não acredito. Não acredito que alguém quererá marcar sua história como quem fechou uma Casa de 102 anos. Em todo caso, não quero eu marcar minha vida como o Coordenador do fechamento, e, pior ainda, o Coordenador que não fez o que devia fazer. Uma coisa eu sei - não deixarei de fazer nada, absolutamente nada que, na condição de Coordenador, eu tenha que fazer, para a manutenção da Colina.

3. É meu trabalho. Não o direi que é minha missão, meu "destino", meu "chamado especial" - sou protestante: até varrer a rua é chamado especial pra mim! - essas coisas que tendem a fazer de nós mais do que realmente somos. Sou apenas um profissional, contratado e pago para fazer um trabalho. E o farei, como faria qualquer outro. No fundo, não há diferença entre você ser um balconista, um gari, um médico ou um Cooprdenador de Seminário - se tudo o que você faz, você faz com dedicação, responsabilidade, e, por que não?, como que para Deus, no fundo, é tudo a mesma coisa.

4. Nos é que acabamos achando que há coisas maiores que outras. É só os garis não passarem por uma semana, e você logo perceberá que um gari é tão importante quanto um gerente de banco. Aliás, há exatos dez anos que não sei o que é um gerente de banco, mas, de garis, dependo diariamente... Assim, não há nada de especial nesse cargo, conquanto muitos o queiram: é um trabalho, como qualquer outro, e o exercerei, enquanto dele for o titular, em absoluta consonância com minha chefia imediata.

5. Queria que o tempo corresse. Que chegasse logo agosto. Que o ano terminasse. Queria que a sangria acabasse logo, que o tempo das vacas magras terminasse definitivamente, e que chegassem os dias de sol. Mas esses dias têm sua importância. É nesses que a carne da gente é forjada. Não são nos dias felizes, alegres, de sucesso, que a gente aprende: é no dia ruim, no dia da chuva ácida, no dia do incêndio. Vou me esforçar então, aprender um pouco mais - porque, pelo andar da carruagem, vamos ter bastante tempo pra aprender bastante coisa... Na pior das hipóteses, sairemos melhores desses dias.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

5 comentários:

  1. Oi, Osvaldo, oi gente do Coordinatum,
    Creio que, como eu, a impressão que você está tendo é a do tempo psicológico, de quando se está preocupado, com algo martelando na mente, porque se está esperando uma notícia, que poderá ser boa, mas, dentro do seu bojo, de toda maneira, trará alguma dor.Todos estamos assim...
    Não, o Seminário não acabará! Quem , em sã consciência, matará toda a gloriosa história de 102 anos de ensino batista no Brasil? É sua preocupação que traz ( a mim também )esse medo! Não é possível que todo o amor que fez nascer essa obra tão bela quanto grandiosa acabe assim! O Seminário já é imortal. E o poeta já disse que não há terra capaz de sepultar o espírito imortal. Sim é um poeta romântico, mas o amor que construiu o Seminário está mais para romântico do que para surrealista. Acabar com nosso Seminário só pode ser ideia de uma cabeça dadaísta, sem esperança nenhuma no poder do ser humano.
    Vou confiar mais, vamos confiar mais!... Vamos esperar mais alguns dias, pois o futuro nos será promissor. Não pródigo, pois não há dinheiro para isso, mas cheio de promessas, enquanto houver quem, como nós, ame esse Seminário tão idoso, mas tão jovem quando vemos nossos alunos... Vamos, em frente! Abs.

    ResponderExcluir
  2. "Se te mostras fraco no dia da angústia,
    a tua força é bem pequena."

    Pelo que pude perceber
    em nosso breve convívio,
    tua força não é nada pequena.
    Pelo que apreendo dos teus textos,
    tua alma não é nada pequena.

    "...Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor."

    Por isso... vai na tua força, Mestre!

    Porque as noites não são abreviadas,
    e o que resta é contar as horas
    (quantas? até quando?)
    até a chegada da manhã...

    Aqui, permaneço desejando que
    sejas bem-aventurado.

    Um forte abraço,
    Elias Aguiar

    ResponderExcluir
  3. verdade... e este tempo que demora.... Aqui em Fortaleza entao, parece um trecho de " Vidas secas" ou da hora da sesta, onde nem o vento ajuda. Onde estou, o sil^encio 'e total e vez ou outra o barulho da folha da carnaubeira quando a brisa passa...

    ResponderExcluir
  4. Os dias nebulosos de uma certeza que anelamos ter, mas, que se confunde com o medo da insegurança, daquilo que os líderes da denominação pensam em relação a essa casa, me angustiam.
    Da agonia, de sentir a dor que sentimos, só sobreviverão a mais esse episódio da história dos batistas, quem tiver um coração e um estômago forte.

    Oxalá, que essas dores como de parto, seja para dá a luz a um novo tempo, ao Seminário do Sul.e não apagar a nossa luz, como "eles" querem!

    Eu queria estar confiante de que esse seminário, não vai fechar! mais estou exaurido, cansado de afirmar para mim mesmo, que haverá dias melhores! é deprimente ler, ouvir de pseudos líderes da denominação que mais me parecem donos da CBB do que cooperadores do reino!

    Sei que Deus que estar no céus conhece o intento de cada coração, e julgará conforme os atos de cada um!

    Que Deus renove em mim, a certeza de dias melhoras para o nosso seminário!

    Jason Costa

    ResponderExcluir
  5. sabe, Jason, vc está cansado e eu também. Vou afirmar uma coisa para vc: este seminário não vai fechar. Não vai.
    Só se tudo que sei e tudo que vi durante mais de 30 anos for um delírio meu. Eu sei que Deus é o Senhor da história e ela não está acabada, pronta. Cada dia, cada um de nós a está construindo. Vá até a praia e olhe o mar, veja a linha do horizonte, pense na PROFUNDIDADE do oceano. Tome uma água de coco e volte leve, descansando no Senhor nosso Pai.
    bjs com amor

    ResponderExcluir