terça-feira, 27 de abril de 2010

(2010/116) Atualizando as informações - Teologia


1. Seguindo a prática de apenas tornar pública informação já compartilhada diretamente com os envolvidos, e mantendo ainda a prática de tornar pública uma informação a fim de garantir a uniformidade de sua divulgação interna e externa, a Coordenação informa o que segue.

2. Depois de concluídos os cálculos, rescisão a rescisão, mudanda de regime a mudança de regime, a Direção da Colina e a Coordenação Acadêmica "descobriram" que não se tratava de uma operação suficiente. Mesmo com esse enorme, hercúleo trabalho, não alcançamos a meta - muito menos o equilíbrio financeiro necessário, desejado e exigido.

3. Uma série de decisões foram tomadas, e, dentre elas, já informada às quatro turmas da manhã - o fechamento do turno da manhã de Teologia. A partir do semestre que vem, o Curso de Teologia funcionará apenas no turno da noite. Todos os alunos deverão migrar para o turno da noite, naturalmente, dando seqüência normal a seus estudos.

4. Os casos de excepcionalidade, ou seja, os alunos que não puderem, sob nenhum hipótese, mudar para a noite, permanecerão de manhã, com reordenamento de turmas. Será mantida uma única turma pela manhã, de modo a garantir a integralização de todos os créditos do curso dos alunos que não puderem migrar e, óbvio, a conclusão de seu curso e obtenção de seu diploma.

5. Com essa operação, a economia corresponderá a 3/4 da folha de Teologia do turno da manhã, o que constitui um avanço significativo, dos mais importantes, para o alcance do equilíbrio financeiro.

6. Pessoalmente, gostaria de agradecer aos alunos das turmas da manhã. Quiseram os céus que essa fosse a segunda vez que a Coordenação, sob minha titularidade, extinguisse o turno da manhã. No início da década, quando o Diretor era o Pr. Israel, fizemos o mesmo. Naquela ocasião, o ânimo relacional no campus era péssimo, péssimo. Aliada a uma falta de tato de minha parte na negociação do "pacote", o resultado foi a permanência de um contingente de alunos muito, muito aborrecidos, que não escondiam sua animosidade, compreensível. Hoje de manhã, contudo, apesar da sensação psicológica de assistir ao mesmo filme, a reação das turmas foi de absoluta compreensão e cooperação. Mesmo aqueles que não poderão migrar, nem esses reagiram de modo inamistoso. Muito, muito obrigado. Na condição de Coordenador, não é essa uma decisão que eu gostaria de tomar, porque, para os que permanecerem de manhã, haverá um certo atropelo da Grade Curricular, nada recomendável. Mas o senhor Diretor e eu estamos convencidos de que se trata de uma ação necessária, sem a qual, todo o esforço até aqui empreendido resulta inútil. Obrigado, pois, amigos e amigas, e perdão pelo transtorno. Perdão e obrigado.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

Um comentário:

  1. sabe Osvaldo, na semana passada eu tinha pensado sobre o que fazr com a turma da manhã, pois vc já tinha sondado o pessoal, lembra?
    Se juntássemos todos e as aulas fossem de 15 em 15 no sábado poderíamos vencer algumas cadeiras. Pensei até na minha que tem 3 turmas.
    O que vc acha?
    Acho que seria tipo um mutirão ou um estirão. Só que ninguém poderia faltar.
    Gostei destas iniciativas.
    Deus continue abençoando vc.
    bj

    ResponderExcluir