terça-feira, 27 de abril de 2010

(2010/117) Quase lá


1. Há quem observe o avanço das operações internas, para o alcance do equilíbrio financeiro do Seminário do Sul, e, no fundo da alma, recalque um pensamento: mas a que preço? É verdade. A que preço? O preço caro de atropelos de não pouca monta.

2. Todavia, pensemos diferente. Que preço estamos pagando, a Denominação está pagando, as igrejas mantenedoras da Denominação estão pagando - por uma sangria mensal tão absurda quanto a nossa? Que preço? Bem, o preço já exaustivamente divulgado, que ultrapassa a casa dos R$ 100.000,00, sem contar juros bancários. Esse, sim, é um preço inadmissível.

3. Diante desse preço inadmissível, o preço a ser pago para a sua correção se torna irrisório. Se quem, na ponta real, pagará o preço, é quem o devia pagar, não vem ao caso, agora. Vem ao caso que coube a nós a tarefa de pagar o preço. Quanto custará? Em moeda humana, frações da vida da gente, que ninguém passa por isso sem perder dias, semanas, meses?, de vida.

4. Mas eu penso nas igrejas que contribuíram com a Denominação, e penso na situação de dívida desta Casa, dívida que tem sido sustentada com o dinheiro daquelas igrejas, algumas pequenas. Isso não pode continuar. Alguém tinha que - tem que - dar um basta nisso.

5. Há quem ache que o que basta é fechar a Casa. Respeito a idéia. É aquela primeira, do fígado. Mas há uma outra, do coração e das tripas: fazer das tripas coração para reverter a hemorragia, conter a sangria, e "salvar" o doente. É difícil. Mas acho que chegamos lá. Se não chegamos, ainda, está por um "quase". Um "quase". Chego a sentir orgulho de participar da equipe que o fará, nem que seja a toque de caixa. Daqui a alguns anos, lembraremos desses dias, lambidas as feridas, e nos animaremos. Não será o caso, não senhores, de ter saudades desses dias, mas de olharmos para eles com outros olhos.

6. Ah, eu não tenho dúvida - essa Casa vai ficar tão bonita, e tão forte, que a fila para sentar nas cadeiras vai aumentar. Não me importo. Ter ocupado a cadeira em dois momentos tão importantes, conquanto difíceis, marcou minha vida. Está de bom tamanho.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário