sexta-feira, 14 de maio de 2010

(2010/138) PESQUISA CIENTÍFICA I, II e III (Teologia) - informações relevantes


1. Além das disciplinas propedêuticas, a Área de Pesquisa da Grade Curricular do Curso de Teologia faz constar, para MONOGRAFIA, mais três disciplinas - PESQUISA CIENTÍFICA I, II e III, apresentadas nos semestres ímpares - 3, 5 e 7. Apresento, a seguir, as ementas constantes do Projeto Pedagógico em vigor:

PESQUISA CIENTÍFICA I
Ementa:
Procedimentos epistemológico-metodológicos para elaboração de PROJETO DE PESQUISA e de MONOGRAFIA. A elaboração do projeto de pesquisa: fases e etapas. Pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos em diferentes tipos de pesquisa. A formulação do problema de pesquisa: natureza, definição e focalização. A elaboração e delineamento de hipóteses. Exigência curricular para obtenção de grau de Bacharel em Teologia.

PESQUISA CIENTÍFICA II
Ementa
Iniciação ao trabalho de pesquisa: o plano de investigação e a elaboração do projeto de pesquisa. O procedimento de leitura da realidade na construção do trabalho cientifico. Seleção dos sujeitos e utilização de diferentes instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa. Seleção do material coletado para análise. Análise de dados e elaboração do relatório diagnóstico.

PESQUISA CIENTÍFICA III
Ementa
A execução da pesquisa: etapas de execução em seus aspectos de conteúdos e forma. O procedimento de analise e a interpretação dos resultados. A utilização da teoria na construção do relatório através da articulação e fechamentos das fazes da pesquisa. A construção da redação do relatório final. O processo de comunicação da pesquisa e a divulgação dos resultados. A preparação e defesa da monografia.

2. Nos termos da programação, em PC I elabora-se o Projeto de Pesquisa, em PC II, elabora-se um capítulo, para avaliação-diagnóstico, e, em PC III, entrega-se o relatório final da Monografia. Não há novidade no processo. Sem Projeto em PC I, perde-se um ano inteiro. Sem "relatório de diagnpostico" em PC II, perde-se mais um ano. Sem os trabalhos exigidos em PC I e PC II ocorre o que vem se sucedendo interminavelmente - os alunos chegam em PC III sem Projeto e sem nenhuma avaliação concreta. Não se trata de questão negociável.

3. A Coordenação detectou o problema. Tem todo o interesse em resolvê-lo. Mas não vai propor nenhum resolução que tergiverse com as rotinas necessárias. Por isso, já fez saber aos estudantes, e ratifica a informação, nos termos a seguir:

a) em 2010, alunos que não entreguarem as atividades exigidas regimentalmente, não integralizarão os créditos respectivos de Pesquisa Científica - sem Projeto em PC I, não integralização de PC I, e, sem capítulo-diagnóstico em PC II, sem integralização em PC II.

b) alunos que não integralizarem seus respectivos créditos em PC I e II em 2010.1 terão uma alternativa em 2010.2: serão excepcionalmente oferecidos fora da seqüência normal da Grade Curricular créditos dobrados dessas duas disciplinas, para última chance de entrega das atividades - Projeto, para PC I e capítulo-diagnóstico, para PC II. Não haverá custo por parte do aluno - a FABAT arcará com os custos.

c) alunos que não lograrem elaborar, em 2010.1 ou 2010.2 suas atividades (Projeto ou capítulo, conforme o caso), estarão impedidos de se matricularem nas disciplinas seqüenciais (para PC I, não se matricularão em PC II, e, para PC II, não se matricularão em PC III).

d) a FABAT está flexibilizando a oferta de créditos de PC I e PC II dobrados em 2010.2 única e exclusivamente por conta de seu esforço em prover aos alunos meios para a adequada conclusão de seu curso, consciente que está de alegados e eventuais problemas pontuados no(s) semestre(s) anterior(es). Contudo, tais problemas não justificam o não-enfrentamento do óbvio: a não elaboração de atividades regimentais, inegociáveis, nos termos do Projeto.

3. A Coordenação solicita aos alunos, de manhã e de noite, matriculados em PC I e PC II, que estão recebendo nessas disciplinas orientações dos Profs. Drs. Marcos de Bonis e Osvaldo Luiz Ribeiro, que concentrem-se na elaboração de suas atividades, e que, em sendo necessário, matriculem-se nos créditos oferecidos extraordinariamente em 2010.2. Assim, corrigiremos, de um lado, as lacunas de formação das respectivas turmas, e, de outro, o calendário previsto no Projeto em vigor. Não está em discussão estudo de prorrogação de prazo para entrega de Monografia em 2011. O calendário deve ser acertado agora.

4. A Coordenação espera, ainda, que os referidos alunos compreendam que não se "ajuda" uma turma fazendo vista grossa para problemas localizados de formação, mas promovendo todos os meios necessários para que todos os alunos superem essas lacunas. Há alunos que conseguirão entregar suas atividades já agora, em 2010.1. Excelente! Para os demais, a Coordenação oferece, excepcionalmente, a alternativa aqui ratificada. Juntos, poremos o trem de volta ao trilho.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenador Geral Acadêmico

Um comentário:

  1. Mantendo minha "galera" (10 orientandos - 6 para 2010) no prumo...

    Todavia, queria deixar uma sugestão a respeito da distribuição destas disciplinas para a comissão de pesquisa pensar e remodelar, se for o caso.

    Tenho percebido que quando os alunos fazer PC1 eles estão tão "imaturos" na reflexão teológica que sequer sabem definir o objeto de estudo.

    Eles começam a ter noção do tema que lhes agrada a partir do 5o período, quando tem mais contato com as disciplinas de Sistemática e Missões, mas pelo cronograma, no 5o período eles já tem que estar bem avançados com a redação do texto.

    Gostaria, então, de sugerir que as disciplinas fossem feitas em sequência direta nos seguintes períodos: PC1 (5o período) - PC2 (6o período) e PC3 (7o período), ou começando PC1 no 4o e seguindo pelo 5o e 6o períodos.

    Com isso os alunos saberiam lidar melhor com o objeto de estudo e tenderiam a construir projetos de pesquisa mais interessantes e amadurecidos, pois constato uma falta de noção geral sobre aquilo que se quer pesquisar. A ponto de sequer conseguirem pegar o próprio tema "pelas alças da panela".

    Fica aí a ideia, pois é bem difícil orientar alguém que não consegue definir o que quer pesquisar pois não mergulhou ainda na densidade dos temas teológicos que mais lhe agradariam pesquisar.

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