sexta-feira, 6 de agosto de 2010

(2010/212) MEC - primeiro dia


1. Terminamos o primeiro dia de avaliação do MEC. Reunião com a Direção e a Coordenação Geral. Os avaliadores são, um, teólogo, da PUCRS, e, o outro, filósofo, da Federal do ES.

2. Início dos trabalhos às 8:30. Na seqüência, reunião com os professores do Núcleo Docente. Depois, almoço. Na seqüência, visita às instalações da Faculdade, sala a sala, setor a setor, passo a passo, e pára, e olha, e pergunta... Depois, reunião com o pessoal administrativo, os funcionários que não professores. Na seqüência, ufa!, reunião com o Corpo Docente. Para fechar o dia, vamos entrando nas 19 horas, reunião com os alunos. Fecha o dia - do MEC, porque, nós, continuamos, porque Stella falará na Capela até às 22, e quem há de perder Stella? - às 21 horas...

3. Não se pode antecipar nada pela reação da comissão. Trata-se, eventualmente, de muita cortesia e educação. Mas, anotem aí, eu apostaria um braço que não fizemos mau papel nesse primeiro dia. A Coordenação não participa de nenhuma reunião - fica à disposição, apenas -, mas chegaram-me aos ouvidos que nosso corpo docente foi elogiado (de fato, estamos com um corpo docente "fino", para usar uma expressão que os avaliadores teriam usado), nosso laboratório de informática, nossas salas de aula... Sobretudo, o campus como um todo, do qual ouvi constantes elogios quanto à aprazível localização e propícia condição para estudo e pesquisa: "parece um mosteiro", comentou um deles, ex monge, agora, filósofo... Vindo daí, foi elogio e saudade...

4. Hoje, sexta, foram à biblioteca, última etapa de trabalho, antes da reunião interna da comissão. Gostaram de nosso acervo de revistas, conquanto esteja longe de comparar-se ao do ITF... Às 17:30, teremos a última reunião, eles, Davidson e eu. E, então, começará a correr o prazo ansiolítico do resultado. Que, ainda é minha impressão, será favorável aos nosso sonhos.

5. Agradeço a todos, professores, funcionários, alunos, pela colaboração. Ao Davidson, meu Diretor, agradeço particularmente a oportunidade inimaginável, para mim, de estar de volta à Coordenação. Eu fora o titular de Teologia, quando, entre 2002 e 2003, elaborávamos o atual Projeto. Coordenei-o, conquanto ele tenha sido, realmente, elaborado pelo conjunto dos professores, ainda que, à época, fosse aquele um corpo docente em "guerra fraticida". A fragmentação do Currículo, tão observada, é fruto exclusivo daquele contexto e tem aí sua razão. Teremos oportunidade de reformular esse detalhe. O "todo" do Currículo, contudo, considero-o bom. E será aprovado, aposto.

6. Não estava mais na Coordenação quando, em 2006, o curso foi autorizado. Eu deixara a Instituição, por um tempo, por conta do Doutorado. Retornei, mas não mais como Coordenador. No final do ano passado, Davidson me convidou. Foi uma surpresa. Eu achava que seria despedido! E, em lugar de despedido, fui alçado a esse honroso e nobre cargo. Mais do que isso: foi-me dada a oportunidade ímpar de fechar um ciclo, de estar na coordenação do Curso, quando, agora, de seu Reconhecimento - no fundo, reconhecimento de um trabalho que comecei - começamos - há oito anos.

7. Será uma vitória. Vou fruir cada gota dessa vitória. Mas a honra, ah, a honra, a glória, ah, a glória, tudo isso tribute-se apenas àquele que, no fundo, o merece. Não, não se conta entre os viventes aquele que o merece...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenador Geral Acadêmico

3 comentários:

  1. Deus escreve certo, sempre, qualquer que seja a linha. Emocionei-me até as lágrimas!
    Celeste.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este pequeno relato da visita do MEC. Não tenho coragem de apostar um braço, mas acredito sim, que tudo tenha transcorrido muito bem (esse lugar é maravilhoso, já são muitos pontos positivos) "vocês" devem, realmente, ter sido bem vistos. Caminhando para a qualidade em tudo! Espero que continuemos sempre assim, cada vez melhor, sempre. Glórias a Ele, que merece mesmo.

    ResponderExcluir
  3. essa sua mania de apostar braço um dia estaremos velinhos e vou te encontrar maneta hehe, mas não dessa vez, ainda fico abismado com os idiotas ke perguntavam se vc era realmente crente dadas suas palavras de louvor a Adonai no final desse texto, nem ke fosse político ia ser tão demaogo .. tamu junto nessa

    ResponderExcluir