terça-feira, 30 de março de 2010

(2010/042) Aos meus colegas professores e professoras


1. Colegas, não vou fazer cena. A incumbência que ora se me impõe é pesada, séria, dura, mas, a ser eu a implementá-la e a ser eu a sofrê-la, não resta dúvida quanto à minha escolha. Recordo a todos vocês, meus colegas, que não mexi uma palha, um grão de areia, para ser escolhido pelo Diretor. O fato é que, também para minha surpresa, ele me escolheu. E eis-me aqui... Na condição de Coordenador Geral Acadêmico, assumo todos os ônus da função. No entanto, registro meu compromisso de tudo fazer de modo o mais humano possível. Nenhum professor, nenhuma professora, será desligado sem contato pessoal - a não ser, claro, que, convocado ou convocada, e em seu dia letivo, não compareça. Não trabalho com essa hipótese, mas que ela existe, existe.

2. Todos os professores serão pessoalmente ouvidos. Tentarei fazer uma grande reunião, ou duas ou três menores, com todos os professores, antes de iniciar-se o ciclo decisivo, mas algum professor sempre fica de fora dessas agendas, "maldito" regime horista. Todavia, o compromisso da Coordenação é com a transparência e com o mínimo de humanização nesse doloroso, mas necessário, processo.

3. De mais a mais, aqueles que deixarem a Instituição agora, poderão retornar tão logo o equilíbrio financeiro ora obtido com tão profundas intervenções logre resultado. Porque, no fundo, o que efetivamente salvará essa casa é enchê-la, outra vez, de alunos. Quem sabe?


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

4 comentários:

  1. Como eu disse, não queria estar no seu lugar, mas eu tb, junto com vc, prefiro que vc as implemente. Não há, na casa, pessoa com melhor cabeça do que a sua para fazer o que estás fazendo. Tenho certeza que se tal responsabilidade estivesse nas mãos da gestão passada, além do caos total haveria muitos problemas coadjuvantes. Mil vezes preferível sua transparência de atitudes, intenções, perspectivas, sonhos e frustrações, no meio da empolgação e da excitação (alguém precisa estar empolgado com alguma coisa nestes dias difíceis - ainda bem que vc está! pelo menos nos transmite ânimo) do que as ambiguidades, obscuridades, falta de clareza e todos os etc do modelo anterior. Rogo a Deus que lhe preserve a saúde e lhe sustente o ânimo. enquanto isto, aqui, esperamos pela nossa vez, mas enquanto esperamos, carregamos pedras, com alegria, porque a alegria dEle é a nossa força!

    ResponderExcluir
  2. Em termos mensuráveis, meu ânimo chama-se Bel. Três beijos por dia, você não sabe a energia que dá! Quanto ao não mensurável, quem sabe Alguém não esteja a dar uma força? Como nisso só posso crer, vou levando fé de que os beijos de Bel são como Red Bull - te dá asas...

    ResponderExcluir
  3. Dias e decisões difíceis meu irmão.
    Parabéns pela sua postura de respeito e de tratar pessoalmente com os que serão demitidos, será difícil e desgastante, mas com certeza mais humano e digno do que um telegrama de aviso prévio.

    Oro e torço por vocês, ainda que à distância,

    Fraterno abraço,

    ResponderExcluir
  4. Bel é realmente tua musa e vocês são muito lindinhos, sempre achei! Que bom que esta guerreira tá do teu lado te dando cafuné! Dá asas mesmo! :-D

    ResponderExcluir