terça-feira, 11 de maio de 2010

(2010/130) De volta ao batente


1. Depois de quatro dias "arriado", a despeito de ainda ligeiramente febril, e, por isso, razoavelmente debilitado - o corpo pede "cama" o tempo todo -, retorno ao batente. Hoje, pela manhã, confirmou-se a "versão" da greve do INEP. Nos termos da agenda informada pela comissão, que desde ontem deveria estar aqui, nesse exato momento em que escrevo estaríamos reunidos, para seu "parecer informal". Bem, mais um pouco de espera. E vamos esperando... Oxalá, assim que seja suspensa a greve, re-agendem para breve a visita de avaliação do Curso de Teologia, para seu Reconhecimento merecido...

2. Maio chegou. Deus do céu! Nos meus planos, em maio já estaríamos rindo do passado, com a máquina a vapor queimando carvão e chiando na curva, apitando. Nunca, nem nos meus piores dias, imaginava que fôssemos ficar como que atolados, sem poder dar um passo pra frente. Westh foi co-parir a netinha, ela já vai para a Faculdade!, Westh voltou, e nós... parados, esperando. Também acho que foi por isso que caí de cama - ansiedade extrema... Preciso me cuidar...

3. Digo isso para que a comunidade da Colina tenha um pouco mais de paciência com a Coordenação. Acreditem: sei que tem muita coisa errada, precisando de correção, seja em Pedagogia, Música ou Teologia. Eu sei disso! Quando não sou eu que vejo com esses olhos meus, ou é aluno que me conta, ou é Mere que me relata, ou são professores, ou são funcionários. Tenho olhos, ouvidos. O que é possível "administrar", vamos "administrando", com soluções sob demanda e "meia-boca". O grosso que precisa ser feito depende das ações cuja autorização esperamos.

4. Tão logo recebamos "sinal verde" da Diretoria da CBB, podem esperar para dias "quentes", de muito e intenso trabalho, de reformulações gerais, profundas. Vamos enfrentar cada problema, um a um, até que tenhamos construído um lugar de orgulho e excelência. Vai dar um trabalho enorme, mas estamos "doidos" para trabalhar pesado e definitivamente. Cansam-nos, sobremodo, os paliativos.

5. Temos coisas a corrigir em Teologia, na Formação Integral, em Música - nossa! - em Pedagogia, nas relações institucionais, nas relações docentes, na Pesquisa, na Pastoral, na articulação Teologia e Bíblia, no acompanhamento pedagógico de professores e alunos, nas capelas, no Prédio de Música, nas instalações, na biblioteca... Mas tudo isso, sem exceção, depende de que sejamos autorizados - e financiados! - para isso. Sem a demissão dos professores que serão desligados, nada pode começar.

6. Peço, mais uma vez, professores, professoras, estudantes, que tenham paciência. Confiem, ainda, nessa administração. Por favor! Se a Coordenação ainda não fez o que deve ser feito, não é por falta de sua consciência nem de sua (in)decisão, é tão-somente porque a Coordenação depende de autorização deliberativa superior. Por isso, espero. E, quando ela vier, acreditem - o apito do trem vai soar alto na Colina, e vai ser ouvido nos quatro cantos do Brasil batista... e além...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

  1. Puxa, finalmente algo para ler!!! Pior do que não ter nenhuma notícia é não ter nem seus textos para nos estimular a esperar, esperar mais. Eu tive três gestações e a sensação é de que estou grávida do quarto filho!... Nossa, que dificuldade é essa da CBB para tomar uma decisão que urge!!! Como é difícil olhar para meus alunos, sem saber o que vai acontecer conosco no futuro! Como é difícil exigir trabalhos, aplicar provas, sem saber o futuro que nos aguarda!!!
    Só quem nunca foi professor pode achar útil demorar assim com uma decisão tão importante para todos... Com certeza, hoje sabemos que dói mais essa espera do que ficar com salário atrasado!Em compensação, estamos nos aperfeiçoando na arte de ser professor. Depois de 41 anos de Magistério, pensei que tinha aprendido o que era necessário! Mas não, estou tendo que aprender a me superar, sendo alegre, feliz, com um cutelo sobre a cabeça... Afinal, os alunos são os mais prejudicaddos com essa situação e eles merecem o melhor de nós. Então, especialização em esperar!... Será que merecemos mesmo tudo isso?! Ah, Yahweh, olha por nós!!!
    Celeste.

    ResponderExcluir
  2. "Westh foi co-parir a netinha (os netinhos - gemeos) e ela já está na faculdade, essa foi a melhor de todas".
    Concordo com Celeste, só quem nunca foi professor, e que não vai ter que segurar a "batata quente" na mão quando a decisão vier é que vê utilidade numa demora deste nível.
    A impressão que tenho é que nós, professores do STBSB, recebemos o "prêmio" de sofrer na carne as consequências pela "culpa" da casa ter ficado do jeito que estava. Mas não vale apenas demitir, há que agonizar e torturar. A pressão psicológica que paira sobre o corpo docente é desumana. Penso que nossa denominação ainda precisa aprender o significado da palavra alteridade. Lamento muito tudo isso, por mim e por meus colegas.

    ResponderExcluir