terça-feira, 25 de maio de 2010

(2010/145) Pronunciamento do Senhor Diretor Geral


Amados membros da Comunidade Acadêmica do Seminário do Sul,

Como todos já sabem, estamos em um momento de definições importantes para a longevidade de nossa Instituição. Recebemos do Conselho Geral da CBB algumas metas a serem atingidas até agosto de 2010. Para atendê-las, desenvolvemos um plano de redimensionamento de nossa estrutura, fechamento dos turnos da manhã e tarde, com as devidas disposições transitórias, mudança de regime do corpo docente, redução da estrutura de manutenção, ajuste da estrutura administrativa. Todas as ações definidas representam uma redução nas despesas na ordem de 28,7%, índice muito próximo dos 30% definidos como meta. Estamos aguardando a aprovação das medidas para que as coloquemos em prática.

Uma outra meta que foi definida é 0% de inadimplência. Esta sim, representa um grande desafio para todos nós. Monitorando este indicador, identificamos que o desafio está crescendo ao invés de diminuir. Isto porque hoje, temos 105 alunos com atrasos em suas mensalidades, chegando ao montante de R$ 102.731,57 de mensalidades de janeiro a abril de 2010 a receber gerando uma inadimplência no período de 12%. Não podemos publicar a relação de alunos inadimplentes, mas podemos sinalizar o grande risco que esta realidade representa para todos nós. Mais alarmante é verificar que o nível de inadimplência de Maio/2010 está em 24,4% o que sinaliza uma tendência preocupante.

Com isso, quero estimular os alunos que estão em inadimplência a buscarem formas de resolver suas pendências o mais rápido possível contribuindo assim, com sua parte, para o equilíbrio econômico-financeiro da instituição. Juntos, podemos encontrar os caminhos para a redução da inadimplência. Procure a Central de Atendimento ao Estudante para identificar os caminhos possíveis para a regularização de suas pendências.

Vale lembrar que os alunos inadimplentes não poderão renovar suas matriculas em julho para o segundo semestre.

Juntos pelo Reino,


Pr. Davidson Pereira de Freitas
Seminário Teologico Batista do Sul do Brasil
Diretor Geral
102 anos formando pastores e líderes para transformação do Brasil

6 comentários:

  1. Davison,

    Não justifica, mas este aumento na inadimplência tem nome. Incerteza, medo, insegurança. INSATISFAÇÃO.

    Se me permite só existe um modo de entrarmos para o Guinness Book (inadimplência zero). Fazermos uma campanha em todas as igrejas batistas para adoção de seminaristas, com problemas.
    Sei que seremos xingados, escarnecidos etc., mas nós vamos em frente.
    Gostaria de sua autorização para o fazermos. Creio que como alunos não teremos tanto problema de "pagar mico".
    Se isso ajudar o Seminário do Sul eu faço numa boa.

    Leo.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este pronunciamento, pensei a mesma coisa que o Leo, e se fizéssemos uma campanha nas igrejas para adotar seminaristas? Mas pensei que, diante de tantas campanhas já feitas na igreja, como convencer a liderança sobre a importância de se reerguer o Seminário do Sul? Como fazer a liderança confiar na Direção da Casa, em todos os aspectos e processos que o termo "direção" envolve? Como fazer a liderança abraçar esta causa a ponto de toda igreja participar desse desafio? Pensei e não sei se é viável, mas pensei em o Diretor preparar uma carta, não sei, um pedido, algo parecido para levarmos "oficialmente" à igreja, aí já chega com uma força diferente da do seminarista. Também não se isso deixaria a direção vulnerável quanto à prestação de contas futuras... O que acham?

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito Liana, mas essa tarefa é nossa.
    Somos nós que teremos que mostrar o quanto queremos salvar o Seminário do Sul. O diretor já fez o que podia, agora é a nossa vez.
    Precisamos pedir, implorar e chorar. Precisamos nos humilhar, precisamos insistir. "Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á". (Mateus 7.8).
    Já temos orado e clamado, agora é tempo de marchar e confiar que O SENHOR ESTÁ conosco. “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. (Êxodo 14.15).

    Leo.

    ResponderExcluir
  4. É, Leo, talvez você tenha razão, talvez eu esteja descrente no meu discurso e nas minhas lágrimas. Mas na Palavra não posso estar descrente, né!
    Eu concordo com você, diante de tanto esforço já feito pela direção do Seminário, tanto desgaste, vale o nosso esforço junto à igreja para buscar ajuda. Só sugeri uma "ferramenta" para "facilitar" a conquista... rs. Vamos marchar com ou sem carta, com certeza!

    ResponderExcluir
  5. a ideia é muito boa, eu apóio totalmente, todavia é a "teologia viva" de cada seminarista, no ambiente eclesiástico ao qual estão vinculados e também fora dele, que falará mais alto, que dará o "tom" do testemunho sobre a nossa casa.

    A "má fama" que o seminário adquiriu em algumas instâncias não se deu somente às dívidas e à má gestão, mas também deve-se também ao contra-testemunho que muitos ex-estudantes da casa deram. Fosse por suas crises teológicas pessoais, fosse por falta de experiência genuína de conversão ou fosse por falta de equilíbrio de usar o que se aprende na academia na práxis pastoral do pequeno rebanho. Muita gente saiu daqui pior do que entrou, e voltou para a igreja desse jeito. como desfazer este tipo de contra-testemunho?


    Ouvi alguns pastores se referirem ao seminário como um lugar para o qual a igreja envidava esforços e recursos para enviar e sustentar um vocacionado para vê-lo saindo de lá quatro anos depois despregando o evangelho, apostatando da fé, se comportando como um "teólogo liberal" (sem sequer saber exatamente o que tal expressão significa) e etc.

    A impressão que tenho é que "geração" de seminaristas que tinha este comportamento, já passou, mas para reconstruir a boa fama, teremos que mostrar uma integridade acima da média, uma capacidade de submissão às nossas lideranças também acima da média, um espírito de cooperação com a igreja local também acima da média, enfim, UM CRISTIANISMO muito acima da média.

    Pastor algum adota um seminarista que causa mais problemas à vida da comunidade do que ajuda no desenvolvimento do rebanho, nem se equilibra em suas crises de insubordinação. Deixo a minha fala aqui para nos fazer pensar, que junto com a campanha temos que levar um espírito de servo, uma cara diferente desta que marcou a colina em alguns momentos dos últimos dez anos.

    Sabemos que há seminaristas desempregados, outros que a igreja deixou de ajudá-los, e que não seriam inadimplentes se a igreja os abraçasse de fato. Estes teriam maior tranquilidade para concluir seus estudos. Lembramos também que há igrejas que sustentam seus seminaristas e também atrasam as mensalidades dos mesmos, isso é algo que precisa ser cobrado também.

    Enfim, gosto de concluir com versos desta palavra que não é minha e por isso mesmo é a melhor de todas:

    "... adiante da honra vai a humildade". Pv 18,12

    ResponderExcluir
  6. Excelente palavra, prof. Lília! Bem verdade.

    ResponderExcluir