quarta-feira, 16 de junho de 2010

(2010/179) Orientações de final de semestre


1. Atenção estudantes e professores: entramos na última quinzena do semestre letivo. Isso significa que as ações que dependem de autorização da Diretoria da CBB deverão ocorrer justamente no finalzinho de junho. É dessa autorização que depende a esmagadora maioria das ações de reconfiguração do corpo docente, de modo que, quando ela for expedida, teremos muito trabalho, que passo a enumerar:

2. Primeiro, teremos um prazo muito pequeno para convocação de professores e ratificação das decisões planejadas - é necessário que estejam todos atentos às convocações, que podem acontecer a qualquer momento e que, contamos com isso, devem ocorrem, de qualquer forma, ainda em junho;

3. Segundo, juntamente com os professores de cada curso, mantidos e, agora, em regime de dedicação, sob a minha Coordenação e assessoria de Mere e Denise (bem como da assistência de Elysa e Lu [ou substituta]), teremos de montar as grades letivas do próximo semestre. Esse será o primeiro trabalho a ser feito, e quanto mais tarda a autorização, menos tempo temos. Já ultrapassamos a linha de tempo que seria recomendável. Mas não há como montar as grades sem a confirmação de quais professores efetivamente lecionarão. Tão logo essa questão se resolva, montamos as grades. Todos os professores reunidos, primeiro, por curso, e depois, para analisar as disciplinas superpostas, em dois dias, no máximo três, damos conta do recado, e as grades ficam esboçadas. Bastará, então, que Elysa/Lu e Mere formatem - finalmente, num modelo único! - e já poderemos abrir as inscrições em matrículas, de acordo com o calendário. Logo se vê que não estou falando, ainda, de reformalação de Projetos - apenas, de pôr o bloco na rua... ops... o time em campo...

4. Terceiro, na seqüência, verificar matérias pendentes para formatura. Já há algumas mapeadas, e teremos de oferecer disciplinas "especiais" para formandos. Isso significa que os formandos não devem se preocupar. Devem apenas assinalar qualquer equívoco - qualquer falta de disciplina - eventualmente identificado.

5. Quarto, configurar o turno da manhã. Como já anunciado, com o fechamento do turno, será mantida apenas uma turma de manhã. Isso significa que algumas disciplinas deverão ser administradas, porque, conquanto não sejam pré-requisito regimental, o são como disciplinas propedêuticas, e disso temos consciência. Mais uma vez, dependemos da reconfiguração do corpo docente, para que discutamos tudo colegiadamente.

6. Bem, essas são as urgências de final de semestre e de início de outro. É óbvio que há, ainda, uma interminável e longa série de coisas que teremos de fazer. Muito, muito trabalho nos espera. Ocorre, contudo, que, de imediato, há coisas urgentes que teremos de fazer num espaço de tempo muito curto. Não tem problema. Faremos. O desafio que recebermos, enfrentaremos. Mais - seja qual for o seu tamanho -, venceremos. Não há outra alternativa.

7. Peço, portanto, que todos - alunos e professores - estejam atentos aos próximos dias. Tornem rotina, até o final de junho, a consulta a Coordinatum. Estejam antenados e ligados: as luzes verdes estão para serem acendidas a qualquer momento... E, quando acenderem, queimaremos muito pneu e combustível.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica

Um comentário:

  1. ai, que bom. Qualquer notícia é melhor do que caminhar sem saber qual o caminho.
    Estou sempre ligada no Coordinatum.
    Que tempo "engraçado" este.

    ResponderExcluir