1. É preciso que a comunidade tenha diante de si um fato que a mim se configura importante: avisei, assim que assumi a Coordenação, que o semestre em curso seguiria o planejamento elaborado pela Coordenação anterior, e que eu apenas começaria a interferir nas coisas que dissessem respeito ao semestre 2010/2, e daí em diante. Com efeito, as coisas que aconteceram em 2010/1 - falo das rotinas acadêmicas e letivas - foram aquelas programadas desde o calendário acadêmico.
2. Na verdade, eu julgava que poderia começar a mostrar trabalho já para 2010/2. Não vou desfiar o rosário... 2010/2 terá grande parte de sua "cara" na recapitulação do passado: não haverá tempo para reformulações drásticas.
3. Todavia, gostaria que a comunidade soubesse que, tão logo quanto possível, os cursos sofrerão alterações, seja o de Teologia, seja o de Música, seja o de Pedagogia. Algumas, já as tenho em vista. Outras, o quadro docente, reformulado, decidirá. O que ocorre é que, uma vez que trabalharei em sintonia fina com os professores que permanecerão, preferi não sair atirando para todo lado, e, apesar dos incovenientes, esperar. Estou esperando. Acho que o momento de agir está chegando. Está quase, mas ainda não chegou. Seu nome deve ser "julho".
4. Há coisas a mexer no Curso de Música. Mexeremos. No que for preciso. Não quer isso dizer que tudo estava errado, tudo era ruim. Claro que não! Significa que o Curso estava e está, ainda, em implantação: há muita coisa "nova" a ser corrigida, e muita coisa "velha" a ser finalizada. Há, também, coisa "velha" a ser recuperada - como uma orientação mais eclesiástica para a formação, ainda que a título de complementação. Faremos tudo isso, a equipe "nova" (que é, na verdade, parte da equipe "velha") e eu, assim que possível. Isso significa que, nem as coisas continuarão como sempre estiveram, nem que tudo passará a ser totalmente diferente. O que for bom, permanece, o que não for, a gente muda. A gente quem? A Coordenação, a assessoria, Denise, os professores, os alunos, em conversa. No final, a Coordenação, em última análise ratifica ou retifica. Mas faremos tudo - e faremos! - de modo dialogal, com discussões francas, abertas. Não - não comecei ainda a "trabalhar". Não tirem conclusões precipitadas. Tenham paciência.
5. Já, em Teologia, estamos desde 2006 esperando para reformulação na Grade e na quantidade de matérias por semestre. Nós o faremos, agora, assim que formos "reconhecidos". Há diversas rotinas ainda isoladas: EAD, PFINT, cursos de extensão... Cada uma das "pernas" será ligada ao corpo, mas, insisto, apenas quando o corpo docente estiver (re)formulado. Por ora, enxugar gelo, apagar incêncio, empurrar morro acima... Há Congressos, Simpósios, Semanas - a serem planejadas. Há publicações.
6. Em Pedagogia, acompanharemos as turmas, em sua caminhada. Enquanto novas turmas não forem aprovadas para ingresso, não faz sentido reformular o Projeto. Então, trataremos de aplicá-lo, de acompanhá-lo. É isso.
7. No mais, o que resulta importante para mim é que se saiba que muito do que precisa ser feito ainda não foi porque não começamos "efetivamente" a trabalhar. Na prática, estamos administrando planejamentos do passado, sejam aqueles de vôo de cruzeiro, sejam aqueles com trovoadas e tempestades. Daqui a algum tempo, esses dois meses de "atraso" para que as coisas realmente comecem a acontecer parecerão pequenos, quase nada. Mas hoje, quando estamos dentro deles, eles parecem eternos. Mas, como tudo, eles passarão, e, logo, começaremos a construir a Colina de nossos sonhos.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica
2. Na verdade, eu julgava que poderia começar a mostrar trabalho já para 2010/2. Não vou desfiar o rosário... 2010/2 terá grande parte de sua "cara" na recapitulação do passado: não haverá tempo para reformulações drásticas.
3. Todavia, gostaria que a comunidade soubesse que, tão logo quanto possível, os cursos sofrerão alterações, seja o de Teologia, seja o de Música, seja o de Pedagogia. Algumas, já as tenho em vista. Outras, o quadro docente, reformulado, decidirá. O que ocorre é que, uma vez que trabalharei em sintonia fina com os professores que permanecerão, preferi não sair atirando para todo lado, e, apesar dos incovenientes, esperar. Estou esperando. Acho que o momento de agir está chegando. Está quase, mas ainda não chegou. Seu nome deve ser "julho".
4. Há coisas a mexer no Curso de Música. Mexeremos. No que for preciso. Não quer isso dizer que tudo estava errado, tudo era ruim. Claro que não! Significa que o Curso estava e está, ainda, em implantação: há muita coisa "nova" a ser corrigida, e muita coisa "velha" a ser finalizada. Há, também, coisa "velha" a ser recuperada - como uma orientação mais eclesiástica para a formação, ainda que a título de complementação. Faremos tudo isso, a equipe "nova" (que é, na verdade, parte da equipe "velha") e eu, assim que possível. Isso significa que, nem as coisas continuarão como sempre estiveram, nem que tudo passará a ser totalmente diferente. O que for bom, permanece, o que não for, a gente muda. A gente quem? A Coordenação, a assessoria, Denise, os professores, os alunos, em conversa. No final, a Coordenação, em última análise ratifica ou retifica. Mas faremos tudo - e faremos! - de modo dialogal, com discussões francas, abertas. Não - não comecei ainda a "trabalhar". Não tirem conclusões precipitadas. Tenham paciência.
5. Já, em Teologia, estamos desde 2006 esperando para reformulação na Grade e na quantidade de matérias por semestre. Nós o faremos, agora, assim que formos "reconhecidos". Há diversas rotinas ainda isoladas: EAD, PFINT, cursos de extensão... Cada uma das "pernas" será ligada ao corpo, mas, insisto, apenas quando o corpo docente estiver (re)formulado. Por ora, enxugar gelo, apagar incêncio, empurrar morro acima... Há Congressos, Simpósios, Semanas - a serem planejadas. Há publicações.
6. Em Pedagogia, acompanharemos as turmas, em sua caminhada. Enquanto novas turmas não forem aprovadas para ingresso, não faz sentido reformular o Projeto. Então, trataremos de aplicá-lo, de acompanhá-lo. É isso.
7. No mais, o que resulta importante para mim é que se saiba que muito do que precisa ser feito ainda não foi porque não começamos "efetivamente" a trabalhar. Na prática, estamos administrando planejamentos do passado, sejam aqueles de vôo de cruzeiro, sejam aqueles com trovoadas e tempestades. Daqui a algum tempo, esses dois meses de "atraso" para que as coisas realmente comecem a acontecer parecerão pequenos, quase nada. Mas hoje, quando estamos dentro deles, eles parecem eternos. Mas, como tudo, eles passarão, e, logo, começaremos a construir a Colina de nossos sonhos.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenação Geral Acadêmica
1. Gostei MUITO disto:
ResponderExcluir"6. Em Pedagogia, acompanharemos as turmas, em sua caminhada. Enquanto novas turmas não forem aprovadas para ingresso, não faz sentido reformular o Projeto. Então, trataremos de aplicá-lo, de acompanhá-lo. É isso"
Quem sabe não fecharemos este curso.
2. Gostei também de todo ponto o ponto 4. "Há coisas a mexer no Curso de Música. Mexeremos. No que for preciso. Não quer isso dizer que tudo estava errado, tudo era ruim. Claro que não! (...) O que for bom, permaece, o que não for, a gente muda. A gente quem? A Coordenação, a assessoria, Denise, os professores, os alunos, em conversa."
Deus o abençoe Osvaldo e que vc encontre sabedoria no meio do povo. Eu sei que há.
bjs
Tanta coisa, tanta coisa... Que Deus o abençoe coordenador e que sejamos, também, todos abençoados através do seu trabalho e de sua equipe.
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